Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Que tal uma banheira de espuma...?

por R.Cheiros, em 25.03.09

Existem outros.. Mas é um prazer, chegar a casa, depois de um dia de trabalho daqueles complicadíssimos, encher a banheira com água bem quente juntar um óleo  relaxante e mergulhar naquele paraíso. Relaxar o corpo e deixar a agua fluir, de preferência com um cenário antecipadamente composto.. umas velas e um bom vinho, o banho pode ser tão rotineiro … mas  é  bom não é?


Mas parece que nem sempre foi assim..O banho já foi considerado um acto de luxúria e pecaminoso. A água tanto era tida como um bem essencial como um inimigo da saúde.
Pioneiros em muitas coisas os egípcios não deixaram de o ser nestas coisas da higiene.  Passavam horas refasteladas em banhos refrescantes e perfumados. Pratica que foi seguida por muitos outros desde os romanos aos gregos. As tão conhecidas saunas. Diz-se até que a sauna era o local escolhido por estas civilizações para fazer negócios e definir estratégias politicas e sociais. (ao contrario dos nossos governantes que optam de certeza pelo wc dai saírem estas ideias de merda). A sauna era portanto um encontro de prazer e convívio social. (o que hoje também não deixa de ser, só muda o prazer..)


Ora como não há bela sem senão, e como não podia deixar de ser… idade media, reconquista crista .. e pumba lá se vai o bem bom. A sauna e os banhos foram conotados como locais de pecado e perversão pelo contacto dos corpos nus, estes cristãos eram loucos…
Mas como em terra de loucos quem tem olho é rei.. Neste caso quem tem dinheiro… os mais abonados, não tanto pela higiene porque aqui entre nos sempre foram uns grandes malandrecos.. Toca de construir casas de banho privadas e seguiam os princípios dos banhos romanos e nesses espaços organizavam grandes festanças com direito  a  massagens para os convidados( chamem-lhe burros vá lá..)


 E como desde que o mundo é mundo existem os ricos e os pobres, os que tudo tem e o os outros… os mais humildes, limitavam-se a lavar as mãos e a cara. O rabiosque e as partes baixas , agua nem vê-la… portanto como devem imaginar , naqueles corpitos não deixavam de abundar muitos “visitantes” desde o piolho a outros que se reproduzem em partes mais baixas e dizem que são chatos como o caraças. Boinas chapéus e barretes , disfarçavam os de cima, já os de baixo sabe deus….


Também convínhamos que o banho não fazia muito sentido. Uma vez que a roupa era usada até estar completamente suja, dizem até que tinha um efeito esponja e absorvia a sujidade que o corpo não adquiria.

E para se assoarem.. lenços? Mas que lenços, alguém sabia o que era um lenço … para o mesmo efeito estava mesmo ali à mão os dedos os as mangas . A bem da verdade , nos tempo de chuva devia dar jeito. Afinal depois de secas as mangas deviam ficar com o efeito impermeável e completamente “teso”.


 O fedor e a sujidade era tanta, que durante a época das Descobertas, os europeus eram conhecidos pela simpático alcunha “mal  cheirosos” e porcos, vá se lá saber porque…

Já os homens da igreja, sempre muito bonzinhos e desprendidos das coisas terrenas, optavam pela sujidade para demonstrarem que não se preocupavam pelo corpo terreno e que dedicavam apenas os seus pensamentos a Deus.


Chegávamos portanto ao século XVII mas pouco se tinha evoluído em matéria de asseio. O banho continuava a ser desaconselhado, até porque a água quente dilatava os poros e deixava entrar todo o tipo de doenças.   Portanto agua só molhar as mãos sacudi-las bem sacudidas e passar na cara, e olhem lá…


Mas pronto, lá lhes começou a chegar a “mostarda” ao nariz, que é o mesmo que dizer que também temos um dos sentidos que se chama olfacto, certo? O pivete era tanto que tinha que se combater de alguma forma.


Para sorte nossa (hoje) foi nessa época que a cosmética teve um avanço significativo. Sim porque os tais que tudo têm, os das classes mais favorecidas, para disfarçar o cheiro nauseabundo usam perfumes e talcos e muita maquilhagem.  Até dizem as más línguas , sim não fui eu que eu cá não sou de intrigas…  que o  rei francês Luís XIV só tomou  banho duas vezes na sua vida.  quando nasceu e quando casou.

  Porque isto de tomar banho estava fora de questão, não vá agua desgastar a pele e o corpito .. Felizmente para todas as narinas sensíveis em meados do século uma mente brilhante inventa o sabão à base de banha de porco. Mas desenganem-se os que pensam que era para tomar banho… nada disso, lavar o rosto e as mãos a roupa e olhem lá… sim porque até ali a roupa era apenas sacudida.


Aos poucos e poucos começaram a surgir então aqui e ali uns quantos manuais de higiene. E com eles foram  surgindo  vários produtos para melhorar tanto a condição da pele como do cabelo. Até que se instituiu os lavadouros públicos. Para evitar certas doenças que por cá habitavam por falta de higiene. Hoje é pratica corrente, e um habito enraizado, lavar as mãos várias vezes ao dia, antes e depois das refeições e as roupas devem ser  lavadas regularmente. Háaaa e o banho são muito importantes. Embora me palpite que algumas pessoas ainda pensem que vive no tempo do (Luís XIV).
Não é por nada, mas principalmente de manhã é um pouco desagradável, não é?


E agora sejam sinceros…não vos apetecia encher a banheira com agua bem quente juntar um óleo de relaxante e mergulhar naquele paraíso. Relaxar o corpo e deixar a agua fluir, de preferência com um cenário antecipadamente composto.. Umas velas e um bom vinho, o banho pode ser tão rotineiro … mas é bom não é?

 

publicado às 15:00


28 comentários

De Paula C. a 25.03.2009

Depois de ler este texto dá vontade de criar esse cenário e enfiar-me já na banheira e... relaxar!
Beijinhos,
Paula

De R.Cheiros a 25.03.2009

Olá Paula

É uma piada, mas foi realmente uma época pouco higiénica.:)

Bons banhos

Beijocas

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2008
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D