Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




” O vigarista do ano”

por R.Cheiros, em 09.03.09

 Existem coisa que ainda me surpreendem…. Ou talvez não.
Ontem, na estrada que liga a rotunda do ramalhão ao centro da vila em Sintra, ia um tipo a conduzir um carro e no lugar do pendura ia outro com a mão de forra a puxar um pobre dum burro preso com uma corda. (depois disto..)fico a pensar se a inteligência do fulano não é menor que a do asno.

 

Gosto de cinema! É uma das coisas onde me dá prazer gastar uns euros  em filmes e guardo-os religiosamente a par dos cds de música e dos livros, é sempre bom recordar. Ontem foi um desses dias, voltei a ver” O vigarista do ano”
Quer se queira quer não, embora o filme seja de 2006 é um tema sempre actual…!
Vigaristas, oportunistas, malandros, artista da confiança, em suma , pessoas que tem na ponta da língua a canção do bandido.


Então  a  história é mais ou menos  assim:
“Um ambicioso escritor vende a uma editora a autobiografia de um milionário sem jamais tê-lo conhecido”.
O vigarista do ano é o nome do filme. Hughes é um milionário, vive recluso e há quinze anos não fala com a imprensa.
Apesar de talentoso para (inventar) histórias, Clifford Irving nunca obteve sucesso com seus livros.
O “esperto” e narcisista anuncia que está a escrever o livro do século. O Vigarista do Ano diz ter sido contratado pelo milionário recluso Howard Hughes para escrever a sua autobiografia. Falsifica documentos e com um grande trabalho de pesquisas, consegue enganar os editores, e a imprensa.
É tudo uma grande mentira: O vigarista vai entrando cada vez mais em suas próprias mentiras. Mente aos amigos, à mulher, mente tanto e com tanta convicção que chega a mente a si próprio e acredita nas próprias mentiras.
(Este filme é baseado em factos reais)

 

Mas aqui entre nós casos destes mas com contornos ligeiramente diferentes existem a rodos no dia a dia.   Digo eu…
Dizem que tenho mau feitio (embora eu não concorde nada) mas digam-me cá, um dos grandes exemplos de falta de honestidade e de oportunismo flagrante não é o modo como o estado trata os cidadãos?  


 Não, não vou entrar por temas complicados e dizer que o estado é um péssimo pagador, por outras palavras um grande caloteiro!

Também não vale a pena falar no ( IVA)… que deveria ser cobrado pelo “fisco” após boa cobrança . Mas não. É pago no acto da facturação! Agora imaginem a capacidade financeira que tem que ter uma empresa para suportar os atrasos do próprio estado que consegui acumular factura em atraso de cerca de 2 anos.

Mas deixa-me estar calada…

Já há quem diga que mulheres falam mais que os  homens, pois bem, se falamos bastante é porque queremos ser ouvidas, mas ouvidas com atenção.

 

Parece que o que seria natural e ficava bem era falar de rendas e bordados, ponto de cruz . E agora agora  entra a minha linha de  sedução e desenrola-se  suave do elogio  a mim própria...Esta sem dúvida é a parte que eu mais  gosto..! ( e não é para me gabar, mas até sou bem prendada)  ou quem sabe de culinária. Mas lamento informar mas não tenho nem pachorra nem é essa a inclinação da dona deste blogue.
Assim como assim que me perdoem os que não gostas. Tem bom remédio ainda estão só a meio do post, olha vão embora…

 

 Portanto vou  continuar no tema inicial, os vigaristas.
Sim, sim, tudo bem, eu sei que  algumas coisas podem parecer tretas, muitas vezes pouco sentidas, porque de tanto ouvir-mos falar delas as tantas já não fazem moça… 

 

 E foi precisamente este filme  ( O vigarista do ano) que me deu o  mote para este post sobre a desonestidade das pessoas.
Até porque como disse lá atrás é um tema que não passa de moda e quer se queira quer não nem que seja uma vez na vida, todos sem excepção, acabamos por nos cruzar com uma “encomenda” destas.

Sobre pessoas vigaristas, desonestas e oportunistas. Sim, porque as há e muitas. Eu  por exemplo na minha vida profissional poderia fazer uma lista de alguns aldrabões “profissionais” que faria chorar as pedras da calçada…

Bom,  mas deixamos lá as pedras ou daqui a bocado quem chora sou eu a lembrar-me destes “energúmenos”.
Também vivemos num pais de impunidade ( ou não havia cadeia para tanta gente) onde está mais do que visto que só os desonestos é que recebem os louros!


Mas existem vários tipos de vigaristas…

 Alguns, mentem com tanta convicção que delirantemente pensam que é verdade  e passam  a viver da mentira criam uma vida de “ficção” (acreditam que são na realidade aquilo que imaginam nos seus delírios) e fazem como objectivo de vida viver de esquemas e cambalachos . Enfim, uma total falsidade, repleta de falta de originalidade, aliada a publicidade enganosa.
Publicidade enganosa, que todos nós sabemos pode ser conseguida com o  o poder do marketing…
Mas na hora do vamos ver nem tudo o que parece é…
É mais ou menos ainda que mal “acomparado” a gente marcar um encontro com o Jorge Clooney e aparecer-nos os Shrek… Tão a ver???

 

 O Vigaristas tentam valer-se da mentira para ganhar  dinheiro ou qualquer outro proveito  enganando as pessoas. Porque normalmente as suas “vitimas” são arredadas em teias de falsa imagem( imaginem a imagem lá de trás.. )
 As mentiras que eles contam e as encenações que criam podem levar as pessoas  mais incautas na sua boa “fé “ a deixar-se levar… A publicidade enganosa é, de facto, algo estupendo! No caso do Shrek a única coisa que o safa é ser verde:)

Mas qual é de facto a aparência dos vigaristas? Ou a que dizem ser…Ao contrário do que se possa pensar nem sempre é um “personagem” sombrio. ( isso só ao vivo).
 Pelo contrário, podem ser encantadores, bastante charmosos e persuasivos e sempre espertos ao assumir a aparência que mais lhes convêm e que a situação exige. Desengane-se quem pensa que é uma característica masculina.. Nada disso muitas das vezes trabalham em grupo podem ser uma gangs muito bom organizada .

 

Nem sempre é fácil consegue identificar um vigarista há primeira… Existe  quem se considere  muito esperto, mas mesmos esses se agirem de boa fé , em uma altura da vida ou em outra acabam por se cruzar com este tipo de gente.  Não é à toa que a origens da palavra vigarista, que em inglês, "con-artist" não é nada mais que a abreviação de  “artista da confiança”

Todos nós temos o nosso lado intuitivo, é ou não é? Principalmente as mulheres… acreditem ou não o sexto sentido existe. 


 E  instintivamente existe sempre  um pormenor ou outro que nos diz para não confiar em determinada pessoa. Mas  como também somos teimosas, algumas das  vezes acabamos por dar um credito que confiança… tipo: esperar para ver …

Muita gente não entende isto, principalmente no mundo dos negócios, mas  eu acho  a honestidade das pessoas é algo importante e deve ser conservada na sua forma mais pura.   ( é o tal lado de criança que todos devemos conservar)
E nem sempre se está preparado para lidar com vigaristas… Acreditamos que os outros são como nós. Não  que eu tenha alguma coisa contar o Shrek, não, não tenho.
Mas este tipo de gente dedica a vida a planear golpes…dá-me nos nervos…

E no  final são uns pobres coitados que os únicos que os seguem são os credores e alguém mais afoito que lhe queira fazer a folha..
 
Até para se ser vigarista têm que se ser bom!.quando alguém se propõe a fazer alguma coisa o mínimo que deve fazer é ser o melhor..


 Mesmo os melhores só podem continuar até o momento em que as pessoas começarem a suspeitar… O bichinho da desconfiança é tramado.. Não existe nada mais poderoso que a verdade e a honestidade..  O conto do vigário não dura para sempre…!

Depois podemos vê-los … A começar de novo, novos esquemas novos golpes à procura do próximo incauto a ver se tem mais resultado do que com o ultimo.
A moral destas “pessoas” é uma coisa inexplicável, própria de quem pretende de quem já perdeu tudo… não tem um único valor.

Existem por todo o lado..Uns com mais “inteligência” outros menos… ( que não contam com a perspicácia, inteligência e intuição do outro)por vezes o lobo disfarça-se de cordeiro...  Até aqui pela net…

Não tenham duvidas!  Não sou só eu que vejo as ‘tangas’ que circulam pela Internet, pois todas as pessoas de bom senso o conseguem ver, ou não??
 Basta quererem!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:22


8 comentários

De Just Moments a 09.03.2009 às 16:32

Rainha!
Hoje tocas te em temas que me apetece mesmo falar!!

por isso cá vai!!
VIGARISTAS...existem demais na sociedade!! e quem é vigarista até acredita nas suas próprias mentiras..coitados..gostavam tanto de ser a pessoa que encarnam que até se enganam a eles mesmos.. mas se fosse só a eles próprios..o pior é que tentam enganar os outros seja a que custo for..e não olham a meios para atingir os fins!
são os chamados COITADOS, porque ninguém consegue enganar toda a gente por muito tempo!!
Infelizmente também a mim me tocou..e a pessoas que conheço!! o que me irrita mais , é que a "história" está tão bem construída que de inicio , qualquer pessoa um pouco crédula acredita..
Resultado?? depois são descobertos e nós ainda ficamos irritadas connosco próprias e pior..com as pessoas que gostamos e que por um motivo ou outro acabamos por discutir sem culpa alguma dessas mesmas..

Depois , além da sensação de desconforto , ainda gastamos o Nosso tempo a tentar desfazer o mal que fizemos e claro a pedir desculpa , por (quase) termos caído no conto do Vigário..
Ja ouvi falar desse filme, mas nem o quero ver..já chega a vida real, obrigada!!
E viva o sexto sentido das mulheres!!

(olha..essa da origem da palavra não conhecia..mas gostei..)
Mas como dizes , até para ser vigarista é preciso ser bom..e a fazer que façam bem feito..

Depois se não resulta ali..parte-se para outra, tens razão..mas o conto do vigário não dura para sempre..ai não, não!!

E o Shrek pode ser verde, mas pelo menos não é vigarista

Quanto a IVAs e ao estado nem vou comentar
Porque esses ao menos são vigaristas assumidos!!

E tanta tanga há por aqui..ui ui!!

Vou embora..que acho que tenho um vigarista ao telefone!!

Beijocas

ps..Obrigada..e desculpa o testamento..
foi mais um desabafo!!

mas eu já estou vacinada..espero!!!!!!

De R.Cheiros a 09.03.2009 às 17:36

As vezes tenho estes dotes de estar em sintonia
E falar em vigarista é um tema que nunca sai de moda:) existem varias categorias uns mais sofisticados do que outros é um facto mas no fundo são todos farinha do mesmo saco.

Quanto ao estado acho que tem um refinamento tal que nos vigariza e nós quase agradecemos.. mas isso dava pano para mangas.

Depois existem os outros que vivem exclusivamente de esquemas são completamente mal formados mas facilmente desmascaráveis.

Tocaste num ponto interessante, as pessoas de quem gostamos..
Eu tenho este “defeito” quando gosto genuinamente de alguém quando acredito no valor da amizade e acredito na boa fé e honestidade das pessoas fico muito irritada mesmo muito zangada com certos oportunistas metidos a inteligentes.
Custa-me como se fosse comigo e perco o tempo que for preciso a “bater no ceguinho” até ver luz no fundo do túnel. Que me critiquem.. quero lá saber !

O filme é excelente devias ver:)

O Shrek até é fofo e tomara muitos seres humanos ter metade da dignidade que tem este boneco animado.

Resto de boa tarde

Beijocas
Paula


De Just Moments a 09.03.2009 às 17:49

ate aqui estamos em sintonia!!
Eu também tenho esse "defeito"..

E Viva o fofo do Shrek..

Beijoca

De R.Cheiros a 09.03.2009 às 17:56

Viva..

Olha coisinha mais fofa
http://fun-pics.com/baby_shrek.jpg

Já agora viva a Fiona e o burro

De Just Moments a 09.03.2009 às 18:22

Ohh..que fofura!!

Mais bonito que muitos homens que por ai andam

E viva a Fiona e o BURRO..(que é mais inteligente que certas pessoas)...

Só Tu para me fazeres rir hoje

Beijocas Rainha

De R.Cheiros a 10.03.2009 às 11:35

Bom dia!
Olha, viva a vida
Beijocas
Paula

De Subjectividades a 10.03.2009 às 12:20

Mais um grande post este.....
Que mais posso eu acrescentar ou até refutar a uma mulher que diz tudo o que pensa que é frontal honesta e sobretudo esclarecida!?!
Olha minha querida para tudo há um antídoto e para o (veneno ou pechona como lhe chamam alguns) nada melhor que os amigos.
Vigaristas burlões pessoas falsas existem e não só na net como no dia a dia quiça em cada esquina....mas mais cedo ou mais tarde afogam-se no seu próprio estilo de vida.
Eles nada podem contra pessoas sãs honestas e verdadeiras. Provocam estragos é verdade mas nada que não tenha remédio!
Dizes e muito bem que não havia cadeia para tanta gente é verdade, e a ser assim lá ia o estado entrar outra vez no nosso bolso.
Mas estás a esquecer-te do poder que tem o passa palavra....e logo nós mulheres que somos acusadas de falar demais (o que eu acho injusto) mas quando nos é dado deparar com uma história destas....qual é a primeira coisa que fazemos ? Passamos palavra claro é para isso que também servem os amigos e amigos amigos mas um amigo avisado vale por cem vigaristas né??
Deus nos livre e guarde das ervas daninhas verdade?? Mas até essas se arrancam.....

Bj

De R.Cheiros a 10.03.2009 às 14:52

Olá amiga;)

Como todos os meus posts, não é?
Cada testamento que não lembra a ninguém , mas tenho uma imaginação muito fértil.

Agradeço todos os adjectivos utilizados para te referires a” euzinha” com dois deles concordo plenamente, posso ser acusada de muita coisa menos de falta de frontalidade ( não sei se é uma qualidade)ou desonestidade.

Do resto do teu comentário só tenho a acrescentar que é infinitamente mais rico quem tem amigos. E tu tens-te revelado alguém que eu gosto de chamar amiga. Lá se vai por terra a teoria da proximidade

Ervas daninhas vigaristas trapaceiros e afins.. Existem e sempre vão existir! Mas são pessoas tremendamente infelizes e com muito baixa estima, eu diria mesmo uns pobres coitados.

Beijocas
Paula

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2008
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D