Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Coragem charme e romantismo...ponham os olhos neles, senhores... E inspirem-se!

São qualidades que fazem falta aos homens do nosso tempo, mas que as nossas figuras históricas tinham para dar e vender!
"Humor histórico"

Está bem que os tempos eram outros : mas há virtudes que ainda se podiam aproveitar. Procurando nas brumas da memória, os homens portugueses de hoje podiam ser....

 

Decididos como D.Afonso Henriques.
 Prontos, não era marido que fizesse muito jeito em casa : praticamente só vinha ao castelo para fazer um infante, e sendo que D. Mafalda, que era “saboiana”não devia falar uma palavra de portugueses conversa também não devia ser intelectual. O primeiro worlaholic conhecido em terras lusas era dedicado ao seu trabalho e incansável no que toca a cortar cabeças aos mouros.

Lição a aprender:
Os portugueses que andam por ai curvadinhos e magricelas, que não tem um musculo em cima das costas, que passam a vida a queixar-se de dores nas perninhas nas costinhas, de enxaquecas e arranhões no dedo,” ai não posso comer isto que sou alérgico a alface” que apanham uma gripe e já tem febre amarela, deviam aprender a endireitar a espinhela botar a armadura nos costados, ferver o azeite (biológico) e ir-se aos mouros (no sentido figurado). Também não lhe ficava mal declararem independência da mãezinha. Também não é preciso chegar ao extremo de a por a ferros e exigir o reconhecimento do reino de Odivelas, mas homem que é homem é rei da sua própria alma.

 

Charmosos como Camões
Desculpem lá, mas se um homem só com um olho conseguiu tanta namorada, algum encanto deve ter... É verdade que segundo a lenda, preferiu salvar o livro a salvar uma mulher, mas também é verdade que devia ter sido a conclusão lógica: “ela mais ano menos ano vai desta para melhor, e o livro daqui a 500 anos ainda há-de dar cabo da cabeça aos miúdos”
De qualquer maneira, qual é o homem hoje que é viajado, interessado, culto, imaginativo, curioso e bom conversador?

Lição a aprender:

 Como afirmou Raul Solnado, o mal dos portugueses é que todos querem ser Camões, mas ninguém quer ser zarolho. É verdade que não tinha um olho; mas perdeu-o por uma boa causa, batendo-se em duelo pela mulher da sua vida (pelo menos da sua vida na altura).É verdade que também não queríamos que eles andassem por ai a perder os olhos por nossa causa, mas podiam dizer-nos que éramos a mulher da vida deles, mesmo que já estivessem de olho em mais duas ou três Catarinas que não nós.

 

Ambientalistas como D.Dinis.
Ambientalista e versejador: que mais se pode querer? É verdade que não era o mais fiel dos maridos, que não era um grande apreciador de rosas mas nenhum homem que é homem é grande apreciador de flores, eles gostam é de plantas carnívoras da amazónia) e que era demasiado apreciador da marmelada conventual, mas não se põe ter tudo...

Lição a aprender:
Portugueses aprendam a fazer poesia como deve ser, ainda por cima, nós não somos exigentes, se nos aparecerem com um manjerico e uma quadra ao S.Antonio já ficamos todas satisfeitas. Também não exigimos que ponham a sachola ao ombro e vão plantar um pinhal em nossa honra, mas se se lembrarem de regar as plantas e não deitarem as beatas no vaso, e se reciclarem as garrafas de cerveja , não pedimos mais.

 

Românticos como D.Pedro.
É verdade que era um bocadinho dado à cabidela. É verdade que a maioria de nós preferia um namoro mais calmo, e também é verdade que, a sermos rainhas, referíamos sê-lo enquanto ainda estivéssemos vivas, de modo a apreciar melhor a sensação. Claro que não dava jeito nenhum ter um sogro do pior como D.Afonso IV ,que o melhor que arranjou para dar as boas vindas à nora foi “anda cá, deixa-me dar-te umas facadinhas por interpostos esfaqueados” Mas, enfim,não se pode dizer que D.Pedro não soubesse o que queria ou que ficasse à espera sentadinho a ver o que acontecia.

Lição a aprender:

Já que vão ser namorados/amantes/maridos/pretendentes, façam-no em termos: sejam impetuosos! Decididos! Lutem pelo que querem! Em vez de ficarem a babar-se em silêncio e a olhar para a mulher da vossa vida com ar de carneiro mal morto e escrever-lhes odes em segredo durante quatro anos, enquanto ela trabalha na secretaria ao lado da vossa, declarem-se! Homem que é homem já levou mais tampas que uma garrafa de agua reciclada.

 

Bons pais como D.João I
Foi dos poucos reis portugueses que foi fiel à mulher. Claro que o facto de D. Filipa ser inglesa também deve ter tido qualquer coisa a ver com o facto, dado que não é impunemente que se trai uma inglesa, mas fosse como fosse, deu um excelente pai.

Lição a aprender:
Em vez de andarem por ai a dizer que precisam de tempo para se decidirem e só aos 83 é que decidem ser pais, os homens portugueses podiam seguir o exemplo do nosso rei mais sensato e dedicarem-se a criar uma família que se possa apresentar a alguém. Duvida-se que D.João I mudasse as fraldas a D. Pedro e que se levantasse de noite para por a chupeta a D. Henrique, mas a verdade é que, hoje em dia, qual é o pai que se pode gabar de ter dado ao mundo uma inclita geração?

 

Corajosos como Bartolomeu Dias.
Atravessou o cabo da boa esperança(até ai conhecido pelo pouco animador nome cabo das tormentas) num barquinho casca de nóz,numa tempestade de morrer e com uma horda de marinheiros amotinados, todos a quererem voltar para casa. Palavras para quê? Já não se fazem homens assim.

Lição a aprender:
Claro que nem toda a gente nasce com estofo de herói. Muitas vezes conseguir levantar-se da cama, deixar as crianças na escola com os atacadores apertados e chegar mais ou menos intacto ao trabalho já é heroísmo suficiente. Mas também se podiam esforçar um bocadinho: agora que já todos os cabos das tormentas foram atravessados, ainda tem a boa esperança de acreditar que, qualquer dia, os homens portugueses sejam suficientemente corajosos para tomarem conta de um bebé, fazerem o jantar de vez em quando, lavarem a loiça se for preciso, e não pensarem neles próprios em primeiro lugar.
 

 

 

 (Fonte:Activa)

C.F

publicado às 09:03


40 comentários

De jangadadecanela a 08.10.2008

Olá...

História à parte, os homens de hoje deviam ser...

... os herois da história das mulheres que os amam... ;)

um abraço, outro é claro
Luís

De R.Cheiros a 08.10.2008



Boa tarde

Bom isto é "Humor " ou pelo menos é o objectivo...

Deveriam.., está muito bem dito espero sinceramente que todos façam por isso.

E mais outro abraço
Paula


De Judas a 08.10.2008

De uma coisa podes tu estar certa se todas as aulas de história fossem deste calibre de certeza eram muito mais animadas e com menos negas. Haja sentido de humor que eu estou farto de me rir
Beijinho

De R.Cheiros a 08.10.2008

Boa tarde

Ainda bem é essa a intenção que te consigas rir porque eu também me rir bastante:)

Mais animadas possivelmente só não sei se se tiraria grande proveito;)

Beijo

De Paula C. a 08.10.2008

Fantástico! É por isso que gosto de vir aqui todos os dias. Quanto aos homens acho que há por aí muitos que deviam aprender com os nossos heróis. No entanto, eu não me posso queixar, eu tenho o meu
"herói" (de hoje) em casa.

De R.Cheiros a 08.10.2008

Olá Paula

Vou me repetir e agradecer-te pelas visitas:)

Muitos mesmo que precisam de umas lições quanto mais não seja de boas maneiras e educação, o resto viria por acréscimo...

Para te ser sincera nunca fui muito de ter "heróis" mas tenho o meu companheiro de anos e anos que até já lhe perdi a conta:) que tem : Coragem, charme e romantismo...Qb

Beijoca

De Paula C. a 08.10.2008

Um bom dia para ti e
Beijinhos.

De R.Cheiros a 08.10.2008

Agradeço e retribuo

E tem um excelente dia;

De Mário a 08.10.2008

Minha querida amiga os heróis de hoje são à medida das nossas heroínas, e vocês terão alguma coisa a prender com tão ilustres senhoras:)Magnifico estou até agora a sorrir.
Bons dias

De R.Cheiros a 08.10.2008

Viva Mário

É tudo tão relativo se os heróis de hoje estão a par das heroínas... Quero em crer que muitos deixam um bocado a desejar... Mas isso era conversa para horas;)

Quanto a aprender com tão ilustres senhoras e diria mais que devíamos desaprender. Como exemplos posso dar-te a submissão, o fechar de olhos a traições, o desculpar só porque é homem... etc etc Acredita que ainda hoje muitas mulheres vivem assim.

Ainda bem que te divertiste;)

Beijo

De pingodemel a 08.10.2008

olá amiga

:) muito bom ...e sabes uma coisa? (vou dizer baixinho, não vá ele ouvir) o meu "pequenino" faz-me o jantar de vez em quando, lava a loiça quando sou eu a fazer o jantar e nunca pensa nele em primeiro lugar, e só por isso já é um heroi para mim :)

beijocas

De R.Cheiros a 08.10.2008

Olá Mel

E aqui entre nós que ninguém nos ouve, acho que se ele ouvisse só poderia ficar contente com as tuas palavras;)

Primeiro o tratamento por "pequenino" é muito querido da tua parte e bem fofinho:)
Segundo um homem que te faz o jantar embora seja só de vez em quando e que te lava a loiça é um "achado" tens toda a razão é o teu heróis:))
Há... Não te esqueças da coragem charme e romantismo... Entre outras coisitas mais... Dá sempre um certo jeito.

Ps: agora fiquei a sonhar com essa de me fazer o jantar:)

Beijocas amiga

De pingodemel a 08.10.2008

... amiga, achas que fazer-me de comer e lavar a loiça não é sinonimo de coragem? ... há mais charme do que um homem de avental com o esfregão na mão... e há alguma coisa mais romantica que um jantar á luz de velas preparado por ele? :)
... estava a brincar, claro que essas caracteristicas são importantes e ele possui as três :)

beijocas

De R.Cheiros a 08.10.2008

Então vamos lá por partes:)

É um mimo ver um homem de avental e esfregão na mão, lá isso é mas charme mesmo era conseguir vê-los de ferro em punho a despachar uma carrada de roupita:)) eu sonho com isso.

Claro que tens um herói cheio de coragem, o mais parecido com isso que o meu consegue fazer é atrapalhar na hora que eu o estou a fazer... As vezes não é que não saiba bem mas de certeza que sabia melhor ser ele a fazer e eu a atrapalhar:)

Também estou a brincar e fico contente que o teu amor herói tenha várias qualidades que admiras mas acima de tudo que tenha muito amor por ti e tu por ele:)

Beijocas Mel

De pingodemel a 08.10.2008

:) só para finalizar, o que não nos falta é amor e humor ;)

beijocas

De R.Cheiros a 08.10.2008

Então mulher...:))

Humor, amor....
Ai ai ,a idade já não me permite estas coisa... Ainda digo o que não devo

Beijocas

De semifrio a 08.10.2008

Mas as mulheres de hoje têm-nos assim em tão baixa conta? A amostra dos heróis também é recheada de defeitos safa-se o Bartolomeu Dias. Que parece que era o único que não tinha mulher. Somos feitos à semelhança das nossas heroínas que também eles estão a perder o romantismo ou achas eu não? Fizeste-me rir.
Como muito romantismo charme e alguma coragem:) pega lá

De R.Cheiros a 08.10.2008

Obrigado cavalheiro (D. Miguel)

Claro que não, isto é uma piada e eu pessoalmente nem tenho razão de queixa, mas sabes como é faz parte de nós dizer estas graçolas de vez em quando:)

O que queres dizer é que não existem heróis porque nós mulheres deixamos de ser românticas? Olha que não... Talvez tenhamos alguma culpa mas não na totalidade

Agradeço as tuas flores e retribuo com uma beijoca

De Fátima Bento a 08.10.2008

Aplaudo em pé e dou-te uma ovação aí de 30 minutos!
De ler, rir, e chorar por mais!

B'jinhos,

Fátima

De R.Cheiros a 08.10.2008

Olá Fátima

Numa coisa concordo contigo é de rir e chorar por mais. É precisamente este tipo de humor que me agrada.

Também recebo os aplausos e até me curvo a agradecer mas está escrito no final do texto que foi retirado da "Activa" infelizmente não é meu:)

Beijocas

De Fátima Bento a 08.10.2008

E vê lá tu que, além de não ter visto a alusão ao facto de ter sido retirado da Activa, também sou assinante da revista e o referido artigo passou-me ao lado.

Ele há coisas...

B'jinhos,

Fátima

De R.Cheiros a 09.10.2008

Acontece... É uma revista mais virada para a publicidade e outras futilidades, digo eu:)

Beijocas

De Subjectividades a 08.10.2008

Olá amiga!
Bem hoje fiz uma coisa que não costumo fazer, fui ler os comentários!
Vi também que o texto não é teu mas olha, é a tua cara!
Pois eu não tenho nenhum herói á minha medida em casa à espera ( o que é uma pena) mas acho que em termos de História, só em termos de história mesmo, a coragem, o charme e o Romantismo dos homens de hoje perdeu-se com o D. Sebastião.
Há quem ainda espere por manhãs de nevoeiro mas eu não sei não....

Bj

De R.Cheiros a 08.10.2008

Olá amiga

Ai que cusca pá:)

Não, infelizmente não tenho assim tanto sentido de humor mas dizes que é a minha cara (e eu agradeço) porque é realmente o tipo de textos que gosto e é este "humor" que mais me faz rir.

Parece que os heróis estão em vias de extinção que é uma espécie raríssima:) mas quem sabe a vida as vezes tem surpresas... Quando menos se espera ...
E se um homem de repente te oferecer flores, cuidado nem sempre é sinal de romantismo pode ser só do "desodorizante":)

Quem sabe esse nevoeiro ainda se transforma num lindo dia de sol e ensina alguns...) e serem heróis..

Beijocas

De Subjectividades a 08.10.2008

Hum......amiga
A esperança é a última a morrer certo mas quanto ao impulso....eles já se depilam portanto não precisam assim tanto de dezodorizante ahahaha!!!
Flores....que bom!

Bjinho

De R.Cheiros a 08.10.2008


Agora fizeste-me rir com essa da depilação tenho um post recente sobre isso e nem sabes as valentes gargalhadas que dei à conta dele.

Aqui entre nó homem que é homem não é chegado em depilação:)

Flores é sempre bom

Beijoca

De Subjectividades a 08.10.2008

Bem tu também me fazes rir sempre.....
Agora lemberi-me do termo " florzinha" e foi gargalhada pegada.
Mas amiga isso da depilação é como tudo na vida. Eu por ex: no presunto prefiro sempre com uma beirinha de gordo (aliás é o que como primeiro e o que me sabe melhor, então com broa...) mas há quem goste mesmo só do magro né!!

Bjocas

De R.Cheiros a 08.10.2008



Bem hoje a conversa esta muito diversificada... Das flores ao presunto só coisas bonitas e boas.

Que um homem depilado é como uma "florzinha" não restam dúvidas é tanta suavidade e delicadeza que até chateia:)

No presunto estou por ti, também gosto dele entremido como o "toucinho", completamente magro perde o sabor...

Mas existem gostos para tudo... Eu com a idade comecei a ser mais selectiva :))

Beijocas

De Subjectividades a 08.10.2008

Nada como uma conversa diversificada certo??
E do presunto à salchicha até que não diversifica muito!
ahahah

De R.Cheiros a 08.10.2008

Minha querida amiga isto das conversas são como as cerejas... Sabemos sempre como começa nunca onde acaba.... Enquanto houver "fruta" na arvore.

Presunto e salsicha pouco diversificam mas entre a salsicha e o salpicão prefiro o ultimo como boas mulher da beira que é terra de bom enchido e bom fumeiro com um bocadinho de gordura..:)

Topas;)].

De Subjectividades a 08.10.2008

Tpo claro que topo amiga mas ainda assim eu prefiro a linguiça!
Então assada na brasa.....

De R.Cheiros a 08.10.2008

Com esta conversa toda eu já lanchava...
Presunto salsicha salpicão linguiça ou um bom paio... Gosto do da zona de Viseu:))) o presunto de Lamego também é verdadeiramente saboroso.
Broa e umas azeitoninhas a acompanhar e já agora um daqueles da região do dão...

Aquela região está muito bem servida de tudo:)

Também gosto de linguiça ;)

De Subjectividades a 08.10.2008

Bora daí vamos lá lanchar!!
Presunto da zona de Lamego não tenho, mas tenho um de Chaves que não lhe fica a dever nada.
Aqui também temos uma broa divinal de milho mesmo e azeitonas cortilhadas pela minha Mãe....
Bem já sei o que te hei-de oferecer quando vieres a minha casa e depois ainda te mando umas alheiras de fabrico caseiro que aí sim, acompanhadas por um vinho da região dá para dormires bem toda a noite!!

De R.Cheiros a 08.10.2008

Bora lá não é tarde nem é cedo, tenho é aqui trabalho atrasado que nunca mais acaba:))

O presunto pode ser de chaves que não me faz diferença a broa se é caseira é da melhor, branquinha nada dessa fatelice que se vende por ai de farinha amarela que se desfaz toda. Azeitonas não lhes resisto.

Olha que gosto bastante de alheiras, sabias? Sou muito boa de boca graças a deus que a minha mãezinha sempre me ensinou a comer de tudo. Mas normalmente o paladar é apurado... Nem tudo me serve:) vamos lá ver se aprovo as alheiras:)

Com ou sem vinho tenho um sono de anjo... É só cair na cama e pouco ou nada me acorda:)

Beijocas

De Subjectividades a 08.10.2008

Então tá combinado e acredita que vais ficar fã!

Bora lá trabalhar que o teu serviço não deve estar mais atrasado que o meu!

Bj

De R.Cheiros a 08.10.2008

Resto de boa tarde ou boa viagem para casa:))
BJ

De silvia a 08.10.2008

Pois é... Já não há homens como antigamente...
Estamos feitas!!!
Adorei conhecer este cantinho, vou voltar.
Beijinho
Silvia

De R.Cheiros a 08.10.2008

Olá Sílvia

Como diria a canção: mudam-se os tempos mudam-se as vontades... Não sei se para melhor em algumas áreas tenho as minhas dúvidas.:)

Se gostaste volta sempre que tenhas vontade és muito bem vinda

Beijoca
Paula

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2008
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D