Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Todas as pessoas sem excepção guardam algum tipo de segredo.
Não tem que ser obrigatoriamente alguma coisa proibida ou grave, mas é um segredo.
Existem apenas dois tipos de segredos:
"Os que escondemos dos outros e aqueles que escondemos de nós mesmos”
O segredo é normalmente uma coisa só nossa “íntima” pessoal que não contamos a ninguém. Talvez por receio de que deixe de ser segredo, alguma falta de segurança que o confidente escolhido se ria de nós ou ainda porque simplesmente não existem ninguém que confiamos verdadeiramente para o fazer.


Os segredos variam de inofensivos desabafos do dia a dia a historias cabeludas. Há  quem o conte porque sente verdadeira   necessidade de partilhar. As coisas que se passam e que a gente nem sonha nem desconfia..!


Aquela velha historia.. a possibilidade de se falar com a melhor amiga/o mas nada nos garante que ela vá manter a boca fechada. Existe lá piorzinho que uma pessoa língua de trapos?
Xiuuu não contes a ninguém...! E tungas vai-se a ver já todo o escritório sabe... Essa coisa do coitadinho que não sabia o que fazia e que de repente se encontra a contar o que lhe foi confiado cheira-me sempre a esturro..

 

Dizem que as mulheres não sabem guardar segredo... eu começo a desconfiar que são os homens..Se o homem é cavalheiro, pois isso até não lhe fica mal porque um homem educado deve ser cavalheiro com todas as mulheres .Mas entre o ser simpático e o ser mal intencionado… a bem dizer já não sei onde fica a fronteira que isto é mesmo assim há sempre que desconfiar.. ( A vitima passa a ser alvo de piadinhas e olhares de escárnio)


A mim enerva-me pessoas que com a maior facilidade do mundo quebram o segredo que lhes foi confiado..Ai que vontade de  pregar um par de estalos! Sinto-me velha e ultrapassada prontos! Mas mesmo assim acho que estamos a caminhar em sentido inverso ao que deveríamos.


É preciso saber guardar um segredo e parece fácil mas pelos vistos não é. Basta um descuido uma conversa mais acesa e o segredo deixa de o ser em menos de nada.
Muitas vezes magoam-se pessoa sem querer por se falar de mais. Ou o que para quem ouve parece ter pouco significado e não fazer sentido para quem conta faz todo o sentido. Todos nós temos os nossos pequenos segredos e mistérios.


Cada vez menos se confiam segredos? Eu acho que sim. Parece que se quebrou algum laço entre as pessoas até entre os melhores amigos.
Pode ser só impressão minha mas estranhamente as pessoas desconfiam mais umas das outras. A confiança que é um “bem” que devia ser preservado para dividirmos com alguns eleitos das nossas relações esta a quebrar-se.


Acho até que a que a desconfiança passou a ser tónica nas relações humanas é como um segredo, todos desconfiam de todos mas ninguém diz nada. Contar um segredo é muito fácil, escolher a quem o contar é onde reside a dificuldade.


O que é que leva uma pessoa a não conseguir guardar um segredo?Acreditam que existe alguém verdadeiramente confiável?Qual é a vossa relação com o segredo?
 Guardar segredos ou mesmo informações importantes é um sinal de maturidade e compromisso afectivo, acho eu.
Eu ainda confio nas pessoas e não me arrependo. Ou  qualquer dia andava por ai  de faca na liga e a desconfiar até da própria sombra.
Cheira-me que isto da confiança dava  pano para mangas mas enfim…

 

publicado às 10:58


23 comentários

De Paula C. a 01.10.2008

Bom dia!
Cada vez vai sendo mais difícil confiar, mas eu ainda continuo a confiar nas pessoas. A minha relação com o segredo é simples, se me pedem segredo, é segredo, então não conto a ninguém. Acho que se deve isso à pessoa que confia em nós, porque, no fundo é também aquilo que nós esperamos dos outros, se contamos é porque confiamos nessa pessoa. É mesmo um sinal de maturidade, compromisso e lealdade.
Bjs

De R.Cheiros a 01.10.2008

Admito que sim hoje confiar é um risco e nem tudo o que parece é…
Se nos pedem segredo é natural que o guardamos connosco ,não é verdade?
Para mim o significado da confiança é esse mesmo: compromisso e lealdade ,concordo contigo
Beijoca

De pingodemel a 01.10.2008

olá amiga

... sabes o que é que a minha mãe costuma dizer? ..."um segredo deixa de ser segredo quando passa para duas pessoas" ou seja segredo é segredo enquanto só nós é que sabemos :)

beijinhos

De R.Cheiros a 01.10.2008

São sempre sábias as mães:)
Está ai uma grande verdade.. Mas as vezes um desabafo que não queremos espalhado pode virar uma noticia nacional por conta de alguns mal formados
Beijocas

De pingodemel a 01.10.2008

"quem conta um conto aumenta um ponto " ;)... infelizmente este ditado é muito real...

beijocas

De R.Cheiros a 01.10.2008

Exactamente
Fazem-se verdadeiros filmes e até há quem sinta prazer com os desaires dos outros.
Beijoca

De Subjectividades a 01.10.2008

Bom dia amiga
Fico aqui a pensar quem foi que traiu a tua confiança??
Mas vamos ao que interessa. Eu para começar não gosto nada da palavra segredo, não sei faz-me comichão! Oh pá se é segredo terá que ficar como tal porque ao partilhá-lo deixa de ser segredo né.
Mas é como tu dizes todos nós temos algo que não queremos que seja do conhecimento dos outros e nem precisa de ser algo de cabeludo...é tão só algo que só a nós diz respeito, algo só nosso, e eu desses tenho alguns. Também todos temos ou teremos algo a esconder mas sendo assim não se partilha não achas! Podemos é por vezes até pela necessidade de falar do assunto ou porque é delicado ou porque queremos intuir a resposta na outra pessoa, fazer confidências a pessoas da nossa confiança na certeza que essa mesma pessoa guarda isso para si, quando isso não acontece e conforme a gravidade do dito segredo se nós consideravamos essa pessoa nossa amiga e depois ela dá com a língua nos dentes isso dói, magoa, mas também nos ensina! Eu infelizmente também tive já amigos desses. Naquela fase conturbada da minha vida em que os ratos abandonaram o navio, doeu um pouco saber que pessoas que eu achava que eram minhas amigas, pessoas em quem eu confiava usaram e abusaram do pouco que sabiam a meu respeito (porque eu por natureza sou reservada, nunca gostei muito de me expor ou dar-me a conhecer a fundo) para tecer comentários ou mesmo fazer filmes a meu respeito. Doeu amiga, doeu mesmo mas também foi remédio santo. Tenho hoje em dia grandes amigos, alguns poucos ainda dessa época, de alguns/algumas eu sei da vidinha toda mas aprendi a lição e da minha só sabem o que eu deixo. Não é desconfiança, já fui, agora não sou tão desconfiada como era, nem vivo de pé atrás até porque me sinto tão bem na minha pele que o que os outros dizem passa-me literalmente ao lado mas, aprendi a preservar-me até porque aquilo que os outros sabem a meu respeito ou pensam que sabem pode eventualmente prejudicar mais quem me é chegado que própriamente a mim mesma.
Para mim seja segredo seja confidência, é sagrado e quem me conhece sabe disso mas continuo a dizer que um segredo contado ou partilhado deixa de ser segredo.
Bem mais um testamento mas, eu gosto de conversar contigo!

Bjinhos

De R.Cheiros a 01.10.2008

É um gosto comum acredita.
Bom dia :)

Começando pelo inicio;)
Eu tenho alguns segredos, não, nada necessariamente grave mas tenho. Atrevo-me até a dizer que não acredito que haja alguém que não os tenha. Não considero que dos meus venha dai algum mal ao mundo.. mas cá tenho alguns;)

Ninguém traiu a minha confiança, ou seja já me aconteceu.. mas hoje não foi comigo. Uma situação aqui no escritório que não gostei , e diz o povo e com razão pelas costas dos outros vemos as nossas… logo para mim essa pessoa está riscada da lista de confiável e um par de estalos bem dados não lhe faziam mal nenhum.. talvez o que curiosamente mais me chateou foi o coscuvilheiro ter sido um homem a falar de uma pessoa que gosto bastante.

Os meus segredos ou “segredinhos” são isso mesmo: Segredos e se os contar deixam de o ser. Acredito naquele velho lema: Rapariga a tua vida não a contes a ninguém porque uma amiga tem amigas outra amiga amigas tem… Mas tenho certos desabafos com determinadas pessoas que escusado será dizer que não é para espalhar aos quatro ventos.

Nem sempre essas pessoas se portaram como eu esperava mas quem me faz a primeira dificilmente tem a oportunidade de me fazer a segunda. E sei perfeitamente o que dói a tal pessoa que considerávamos amiga pelas costas ser o urubu .. e ratos a abandonar o navio nas alturas difíceis existem vários é nessas alturas que se conhecem os amigos.

Eu considero-me bom confidente e antes quebrar que torcer a contar algo que me foi confiado. Mas acredito que são valores que se adquirem na vida que muitos desconhecem..

Dos meus “segredos” falo poucos são daqueles que não confesso nem a mim mesma:) mas ainda acredito no ser humano e na lealdade pelo próximo.. Posso ser ingénua mas olha o que se vai fazer..

Beijocas e uma boa tarde

De Subjectividades a 01.10.2008

Até nisso também somos parecidas " quem me faz uma dificílmente tem oportunidade para me fazer outra" e quanto aos homens amiga já há muito tempo que constatei que são bem piores que nós! No que toca a eles são mais unidos que nós mulheres que somos as nossas primeiras a falar mal umas das outras agora quanto a coscuvilhices eles batem-nos aos pontos.

Bjinho

De R.Cheiros a 01.10.2008

Em varias coisas..:))

Pois comigo fica riscado e para sempre. A bem da verdade consigo ser bem sacaninha quando quero.

Os homens conseguem ser verdadeiros primatas quando se querem evidenciar, vale tudo… foi este o caso. Mas esqueceu-se que por causa disso traiu a confiança duma amiga. Modos de estar, enfim..

Também acredito que são mais unidos mas igualmente cuscus. As mulheres são mais falsas e maldosas entre si.

Beijoca

De jangadadecanela a 01.10.2008

Olá

Confiança... a base. Sem ela nada se move livremente. Não somos nós com quem não confiamos. E isto sempre foi assim. Mas hoje em dia é mais dificil confiar... há mais desilusões... tudo é mais incerto...

Como tu, ainda confio nas pessoas...

abraço
Luis

De R.Cheiros a 01.10.2008

Certíssimo também a acho que a confiança é a base de tudo na vida.
Seja para o que for têm que se partir na base da confiança para dar certo. Hoje acho que se perderam certos valores um deles o da palavra dada e eu ainda acredito de formação ou educação conforme queiras que a palavra vale mais do que uma assinatura.
Perdem-se valores perde-se tudo. A desilusão é sempre maior quando se trata de alguém que até tínhamos uma certa estima..

Mas eu ainda acredito no ser humano
Beijoca
Paula

De Sorrisoduplo a 01.10.2008

Se tenho um segredo que quero que continue a ser um segredo não conto a ninguém, acho que a partir do momento que conto deixa-o de o ser.
Segredo é segredo e não é para mais ninguém saber, agora existem aquelas coisas que não queremos que todo o mundo saiba, estas sou capaz de contar, peço para não contarem e confio, mas obviamente que sei a quem confiar e neste momento não tenho muitas pessoas a quem o faça.
Beijocas

De R.Cheiros a 01.10.2008

É verdade se é segredo não o devemos contar.
Mas também sabes que existem outras formas de estar.. Pessoas que se sentem bem a desabafar porque até confiam.. Depois vem o balde de agua fria… acredito que a “Sara” também a creditava que podia confiar… vai-se ver foi o que foi.
Mas acredito que sim, ainda existem pessoas que não tem língua comprida.
Beijocas

De Blue Eyes a 01.10.2008

Olá Raminho!
Dava pano para mangas e para a camisa toda.
Olha, o que te posso dizer é que por causa de um segredo que pedi a um amigo para guardar, armou-se uma confusão tal, que deixámos de ser amigos. Por isso a partir de agora, tenho muito cuidado na minha avaliação das pessoas com quem falo. Não digo com isto que não confio em ninguém, mas apenas que confio em quem me demonstrar essa confiança também.

Um beijinho e resto de boa tarde!

Ricardo

De R.Cheiros a 01.10.2008

Olá (Azul)

Podes por camisas nisso..:)

Acreditas que era realmente teu amigo? eu acho que quando existe verdadeira amizade se esclarecem as coisas e a amizade fica:)

Também tenho a minha intuição e raramente me engano, mas as vezes também me acontece.. Tenho por habito de dar o credito de confiança . segredos não conto pois se são segredos..

Também acredito nas pessoas e as vezes mais vale cair em graça que ser engraçado.. Simpatizamos confiamos e nem sabemos porque..até acertamos, certo?

Uma beijoca
E boa tarde

De Fátima Bento a 01.10.2008

Eu sou a pessoa ideal para guardar segredos... dez minutos depois, já nem me lembro. Mas claro, depende dos segredos. Como não tenho segredos com o marido, a coisa complica-se: quem me conta, está a contar a um, está acontar aos dois... mas como ele tem linguínha curta, segredo para nós é tumulo.

Eu, lamento discordar de todos, não confio nas pessoas.

Se calhar tenho tido azar nas que se têm cruzado comigo...

E não tenho assim SEGREDOS, mas os poucos que tenho estão guardados.

B'jinhos

Fátima

De R.Cheiros a 01.10.2008

Olha lá as contradições…

Mão tens segredos ou os poucos que tens estão guardados? Se não os tens como é que os tens guardados…

Eu pecadora me confesso: eu tenho alguns, e quem não os tem..

Como não gosto de deixar as coisas pela metade digo-te já que tu não eras pessoa a quem eu contasse um segredo.

Será que é difícil de perceber estas simples palavrinhas: “ NÃO CONTES A NINGUEM” isso diz tudo, marido ou seja quem for.

É pouco importante se ele tem a língua curtinha ou se até é um” tumulo” ao contares ao teu marido estás a trair a confiança de quem te fez de confidente. É o que eu penso.

Desculpa e não me leves a mal, mas terás os teus motivos para não confiar nas pessoas ( no tema segredos que é o que estamos a falar) pois se tu própria não és de confiança para guardar um…

Sem querer ofender mas é o meu ponto de vista;)

Beijoca

De Fátima Bento a 02.10.2008

Não ofendeste. E tens direito ao teu ponto de vista.

Eu disse que não tinha SEGREDOS - assim com letra maiúscula, i.e., grandes - mas que os poucos que tinha (pikeninos) estavam guardados. Pelos dois.

Quem é que pode ter a veleidade de afirmar que não tem segredos? Mente.

"ao contares ao teu marido estás a trair a confiança de quem te fez de confidente", não estou, porque quando me pedem "não contes a ninguém" - a resposta é sempre a mesma : só ao meu marido. A partir daí, quem quiser conta, quem não quiser não conta.

"Desculpa e não me leves a mal, mas terás os teus motivos para não confiar nas pessoas ( no tema segredos que é o que estamos a falar) pois se tu própria não és de confiança para guardar um…"

Não confio nas pessoas. Ponto final. Não tem nada a ver com segredos. Muito antes pelo contrário - e desculpa se não percebi que era só a isso que me devia referir.

Acho a tua análise redutora. mas estás no teu direito...

Fátima

De R.Cheiros a 02.10.2008

Ora bom dia.
Tenho pois, ponto de vista e opinião ainda todos o tem. Assim como aceito o teu concordando ou não.

Se achas que a minha "análise" é redutora alguma de nós está com um problema de entendimento ou português...
Porque quando se diz : Não contes a ninguém no meu ponto de vista é ninguém mesmo não existem excepções .
No teu caso se avisas logo : Só ao meu marido! Volto a frisar que para mim, e repara eu falo por mim,não servias como confidente.
Eu tenho um conceito de lealdade para com as pessoas talvez um bocadinho diferente do teu.

Imagina tu que uma amiga me faz um desabafo, me conta alguma coisa pessoal... E se me pede segredo por que carga de agua eu tenho que ir contar? Neste caso ao marido?
O que é que isso lhe pode interessar a não ser o facto de se cuscar o problema de outra pessoa..?

Convenhamos... É que nem lhe estou a mentir em nada mas a deixar de contar um facto que não lhe diz respeito.
E aqui entre nós que ninguém nos ouve eu não acreditamos que exista alguém que conte tudo seja ao marido ou a mulher.
Já conheço um bocadinho a vida... E como diz o outro: (são muitos anos a virar frangos)

Eu estou casada há 27 anos e não tenho realmente segredos com o meu marido mas também de facto não lhe conto tudo.
Não minto mas possivelmente omito. Não sou siamesa com ele, e não me faltava mais nada que era chegar ao fim do meu dia e fazer-lhe um relatório completo de tudo o que disse com quem conversei ou o que fiz, tenho mais o que fazer...
E sim tenho um casamento feliz na base da confiança e cumplicidade.
Pois devem existir pessoas perfeitas... Eu felizmente não sou.

O facto de não confiares nas pessoas lá terás os teus motivos, cada um sabe as linhas com que se cose..

Eu por mim falo e só por mim. Sentir-me-ia frustrada e até vazia de sentimento se não confiasse no meu semelhante...

Pois eu ainda acredito no ser humano e acredito que existem pessoas sinceras e humildes, a humidade faz falta a muita gente.
E confio tanto para confidenciar algo como no dia a dia. Mas eu ainda sou ingénua.. Com já disse ainda acredito que a palavra vale mais do que uma
Assinatura vê lá tu.. Isso diz tudo.

Acho também que não sou redutora, mas aceito que tu penses que sim, e aqui és livre de dares a tua opinião contar ou a favor sempre que queiras.

Volta sempre que és bem vinda:)
Uma beijoca
Paula

De Fátima Bento a 02.10.2008

Essa do redutora, confesso, saíu mal. Tinhas de me conhecer há MUITO tempo para conseguires não ser "redutora" no sentido que o disse.

Pois sabes o que é, isto de estar em casa, mesmo com um cafézinho com uma ou duas amigas, às vezes é de uma solidão terrível. E o meu marido é o meu "tudo" ( não me interpretes mal, que não é que eu não conseguisse viver sem ele, ou coisa do genero, mas somos os melhores amigos um do outro, e partilhamos tudo. Mas não, não fazêmos relatórios do nosso dia (que raio de ideia!)

Não sou perfeita, o meu casamento não é perfeito, e não quero perfeição em nada, que é uma seca.

Isto cresce, há 15 anos, por tentativa e erro. E acredito que temos feito um bom trabalho.

Para acabar, em dois anos, as pessoas que mais me incentivaram, apoiaram, mostraram admirar o meu trabalho (voluntário), puxaram o tapete de uma maneira... e com eles seguiu a carneirada, qu'a politica é, e excuse my french, uma merda. E cada vez mais as Associações, Federações e confederação de pais estão politizadas. E em 9 anos já vi do piorio... pisar em cima de alguém é o ménos grave.

Destroem.

Por isso não confio nas pessoas. Tenho amigos, poucos, a quem confiaria práticamente a minha vida. Só que as excepções confirmam a regra.

Fátima

De R.Cheiros a 03.10.2008

Olá
Bora lá esquecer essa do “redutora” até porque para mim quem tem um comportamento redutor é alguém que é estreito de mentalidade e inibe os outros de darem a sua própria opinião e não a ceita, e cá para nós que ninguém nos ouve acho que não sou nem tenho esse género de comportamentos.

A parte de estar em casa e sair só para um cafezinho ou espairecer tens razão não sei. Eu adoro o meu trabalho e não consegui (acho) eu viver assim. Mas acredita que dou os parabéns a todas as mães que por opção decidem dedicar-se à educação dos filhos a tempo inteiro e à casa. E diga-se de passagem que não é um trabalho fácil principalmente para quem tem três filhos como me parece ser o teu caso.

Quanto há solidão minha cara amiga toca a todos uns mais do que outros... Possivelmente tu sentirás mais isso porque passas muito em casa e provavelmente sozinha. Mas todos temos os nossos momentos... Eu não tenho vergonha nenhum de dizer que tenho momentos que me sinto só mesmo acompanhada... Embora lide bem com a minha solidão .

Não fiz obviamente nenhuma crítica ao facto do teu marido ser o teu (tudo) se entendeste isso desde já as minhas desculpas. Acho normal que assim seja e até que seja o teu melhor amigo...acredito que num casamento tem que existir partilha confiança cumplicidade e companheirismo só assim resulta. Só não concordei com o facto de lhe teres que contar os segredos que alguém te confia,

Ainda bem que não és perfeita, fico mais descansada:)) bem vinda ao clube.

Minha querida existe e existiram sempre pessoas mal intencionadas e que dão a facadinha pelas costas... Pessoas que julgamos “amigos” e são os primeiros a trair-nos. É a vida... Mas não deixes que isso te influencie no julgamento que fazes dos outros, o ser humano ainda é o melhor que o mundo tem:)

Gostei de esclarecer isto contigo. Acho que não fica nenhum mal entendido, verdade?

És sempre bem vinda e podes ser contra as vezes que te apetecer, eu farei o mesmo se não concordar:))

Beijocas
Paula

De Fátima Bento a 03.10.2008

Ficou tudo explicadinho, não há mal entendidos, e concordar em discordar é do melhor que há!

B'jinhos grandes,

Fátima

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2008
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D