Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Casamentos,mentiras e tv

por R.Cheiros, em 08.09.08

 

O tempo passa pois que remédio que mesmo que a gente queira não o consegue parar.
Com a idade nós vamo-nos tornando mais exigentes, essa é que é essa, mas selectivos. E foi por esse motivo que evolui das televendas para outro canal bastante mais interessante nos dias em que perco o sono. Assim na onda do professor caramba. Ou seja este não é vidente mas sabe tudo sobre as maleitas da alma e comportamentos desviantes seja lá o que isso for.


O tal médico  é assim a modos que um bocado estúpido para os coitados dos “doentes” que se sujeitam a contar as suas maleitas ao vivo e a cores num programa de televisão. Que o melhor que têm é que nunca vão embora sem que o homenzinho acabe sempre por diagnosticar o mal de toda a gente e depois de muitos achaques descobre sempre que afinal a mal original era sempre por causas tão banais como má educação, infidelidades ou paternidades mal esclarecidas ou sei lá que mais, assim umas conclusões brilhantes.


Mas ontem lá no meio das parvoíces que o doutor costuma debitar houve uma que se me ficou assim no ouvido e não sei porquê entranhou-se-me assim de tal forma que passei toda a noite a matutar naquilo
.“Todos os casamentos felizes se baseiam em mentiras”.
Vá-se lá saber de onde terá o homem ido desencantar uma frase destas mas olha que pensando bem não sei se não será mesmo assim.


Propus-me analisar a frio o meu próprio caso
Primeiro que tudo impõe-se duas perguntinhas:
Primeira: Eu  sou feliz? Só depois de esclarecida essa parte posso passar há mentira.
Segunda : Eu minto? Sim,porque segundo o doutor os casamentos felizes são baseados em mentiras.
Então e os infelizes? Nem quero imaginar.....


Não querem ver que o estupor do médico tem alguma razão, estou aqui a pensar que se calhar feliz é  quem vive na mentira porque os infelizes são mais realistas.
A tanta lembrei-me de outra frase brilhante e não me lembro agora quem é o autor: A ignorância é a suprema felicidade. Que  é o mesmo que dizer mente para a frente desde que eu não saiba:)


A modos que me interrogo, então vivíamos uma mentira e no entanto somos felizes? É assim.??
 Feliz talvez não seja bem o termo certo. Mas com muitos momentos felizes. pelo menos fazemos a nossa vidinha como se nada fosse sem grandes discussões nem sobressaltos que lá nisso temos uma convivência agradável com respeito cumplicidade e nada disto é mentira! Até sexo, sim porque convêm temperar o corpo e nestas coisas do casamento convêm manter alguma actividade física, ai com algumas desculpas há mistura, porque a bem da verdade nem sempre a coisa se dá com vontade dos dois. Porque essa conversa que se ouve por ai, de que sexo e tal é o mais importante e se adormece e acorda a pensar nele é historia... Sejamos realistas existe muita ficção em torno do sexo. bom... E pelo menos da minha parte ainda com muito amor..


Sim da minha parte. Porque isto da mentira já me deixou com a pulga atrás da orelha...
E vai dai começo a pensar que só  posso falar por mim sei lá o que é que o meu-mais-que tudo pensa? Ou há quanto tempo me anda a mentir.


Mas será mesmo que os casamentos mais felizes são-no apenas e só aparentemente?
É que ultimamente tenho-me andado a debruçar sobre estes assuntos  empolgantes Tal qual  uma agatha christie de trazer por casa e ainda acabo por descobrir que nem tudo o que parece é.
A gente pensa uma coisa sobre alguém, e depois vai-se a ver o buraco é mais em baixo e sai tudo ao contrário!


Bem, saber se os casamentos felizes são feitos de mentira  e resultam é porque  alguém  lá no fundo mente porque até quer que a  coisa resulte e a gente acreditando fica feliz.
Mas vistas bem as coisas um casamento é feito a dois. Que é o mesmo que dizer existe mentira de parte a parte, certo?


Será que estas imagens que as outras pessoas nos transmitem e nós transmitimos aos outros são uma mentira  propositada, ou não?
Se são propositadas então fico-me algo estarrecida porque nesta altura da minha vida vir a saber que o meu mais-que-tudo me mente e eu a ele  e de forma  intencional é uma coisa difícil de se aceitar assim às primeiras! 
Porque no dia-a-dia a mentira já se tornou banal. Na vida, está bem ,que há e sempre haverá aqueles   pintas  que pintas  nasceram e pintas  morrerão e em relação a esses a gente até lhe tirar as medidas e percebe logo que o que sai daquelas  bocas  é para fazer delete e ir directo para o nosso caixote de lixo mental é um segundo.


Agora descobrir que o nosso  mais-que-tudo  durante e longos longos anos nos engana  e quanto mais enganadas mais felizes nos sentimos,  é o choque pois claro porque achávamos que já conhecíamos aquele fulano tão bem e afinal vai-se a ver e que nada!
Ando muito desconfiada ultimamente, é o que é!
Querem ver que estou a viver uma mentira e eu própria sou uma mentirosa?! Isto porque cheguei a conclusão que afinal sou feliz. calma... Nada de precipitações, feliz não, tenho muitos momentos felizes. Porque isto de as 3 da matina estar a ver o este tipo de programas  provoca-me uma série de duvidas existenciais:)


 E mais o raio do doutor da televisão que ainda por cima é feio que se farta como uma ave depenada   daqueles meio carecas que lhes faltam as penas no pescoço e que parece que estão entre a vida e a morte. E mais esta descoberta que possivelmente vivo na mentira  faz-me sentir  francamente enjoada.
E como disse de inicio, O tempo passa ,pois que remédio, que mesmo que a gente queira não o consegue parar, o tempo  voa e as coisas acontecem demasiado depressa e eu qualquer dia entro em choque comigo mesma e com a sorte que tenho não se encontra por perto  nenhum médico  como àquele dos diagnósticos diferenciais e eu vou-me mesmo desta para melhor ou pelo menos para uma diferente;)

 

Fim-de-semana no Avante tirou-me o sono e deu-me para isto..
E a dúvida mantém-se:

"Todos os casamentos felizes se baseiam em mentiras”??.



 

publicado às 11:11


14 comentários

De Subjectividades a 08.09.2008

Bom dia amiga!
Começas logo o dia a fazer perguntas difíceis.....
Eu sinceramente acho que ninguém tem resposta para isso. Se tens dúvidas vais continuar com elas, eu só te digo que máximas e estatísticas foram inventadas por alguém infeliz, ressabiado, inseguro, insatisfeito e com dúvidas existenciais!

Bj e para curar insónias eu ainda prefiro música!!

De R.Cheiros a 08.09.2008

Olá miúda
Já dizia a minha mãe que de manhã é se começa o dia:)
As minhas dúvidas não me afectam por ai além..
Mas acredito sinceramente que seja casamento ou outro qualquer tipo de relacionamento existem algumas mentirinhas... ou seja: não acredito que haja alguém em sã consciência que diga que nunca pregou um petazita.. e digo mais: existem algumas coisitas que não partilhamos com ninguém que são os nossos pequenos segredos, topas. Penso eu que.....

Xiii , dúvidas tenho carradas mas vou convivendo bem com elas.

Gosto da palavra "ressabiado" é gira sei lá soa-me bem

Música acompanha-me o dia todo depois nas insónias prefiro coisas mais didácticas tipo : televendas.

Beijo

De pingodemel a 08.09.2008

...bem... eu sou da opinião que a felicidade não é um estado permanente, acho que deve ser conjugada com o verbo estar e não com o verbo ser ... explicando acho que podemos dizer neste momento estou feliz e não eu sou feliz... porque eu acho que a felicidade é feita de momentos... e se encontras momentos felizes no teu casamento é porque tudo está bem e não necessariamente ser uma mentira ;)

beijinhos

De R.Cheiros a 08.09.2008

Olá Mel
Concordo que são momentos ou estados de alma e que venham muitos:)

O meu casamento tem uma coisa que me agrada, não é monótono. Embora seja uma frase feita em relação a casais" os extremos tocam-se" ou "os apostos atraem-se" no meu caso é verdade. Eu sou mais de partir a loiça o meu mais-que-tudo é calminho.. Ou seja acho que nos completamos:)

Mentirinhas existem sempre mas coisas insignificantes afinal somos seres imperfeitos e não temos obrigatoriamente que dizer quantas vezes por dia respiramos:)

Beijo

Beijo

De Marta a 08.09.2008

Evidente que não. Muitos preferem viver uma mentira a encarar uma realidade.
Mas acredito que existam casamentos felizes baseados na verdade se não não faz sentido não é verdade?

De R.Cheiros a 08.09.2008

Olá "quasequarenta "

Na verdade acredito que qualquer casamento só resulta baseado em verdade e respeito ou ninguém aguenta muito tempo.. É um facto que só assim faz sentido.

Mas vamos lá, quem nunca contou uma mentirinha que atire a primeira pedra.
Eu pecadora me confesso: Já disse umas mentirinhas.. Mas também posso dizer que são coisas insignificantes que não adianta nem atrasa.

Beijoca

De semifrio a 08.09.2008

Olá colega:d não te atrevas a dizer o que te está na ponta da língua olha o nível
Para quem te conhece este texto é a tua cara sarcástico e provocador. tretas que estas com duvidas, mas gosto sempre de te ler.
E achas tu minha amiga que existe alguém que não omita? Sim porque mentir é uma palavra forte

Beijos espirituosos.

Inté

De R.Cheiros a 09.09.2008

Bom dia Miguel
Na minha terra sabes o que são as "colegas" não sabes?

Ainda bem que gostas é por isso que escrevo estas maravilhas:))

talvez... Eu nunca minto e tu sabes isso

Beijo

De Mário a 08.09.2008

Uma visão muito engraçada sobre as dúvidas de um casamento. Divirto-me sempre quando aqui passo

De R.Cheiros a 09.09.2008

É preferível ficares divertido do que triste não te parece?
Bom dia Mário

De jangadadecanela a 09.09.2008

Olá,

Vou passando por aqui mas já não comento há algum tempo... e hoje aqui deixo um...

A teoria de que a felicidade se associa à ignorância e à mentira é usada em vários contextos mas no meu entender apenas poderia ser verdade se a ignorância e a mentira fossem eternas, o que não é verdade. E a felicidade, tal e qual usada aqui, é um termo que só podemos aplicar como que em constatação. Atingir a felicidade é, ou parece-me ser, o culminar de uma vida, de uma fase... até lá recolhemos e guardamos momentos de felicidade que, todos somados, podem no final da viagem significar... felicidade...

Espero um dia, quando for velhinho, poder sentar-me num qualquer alpendre á beira mar, a ouvir cantar o meu Amor por entre um adormecer do sol, sobre o murmurar das ondas e sentir que todos os passos que demos em frente nos levaram ali, aquele momento em que possa dizer... é aqui que quero estar, é aqui que me sinto bem, é aqui que constato que encontrei a felicidade, por tudo o que vivemos... até lá, vamos recolhendo os momentos, os pedaços de felicidade que vamos inventando e que nos são inventados, todos os dias...

Concluindo e no meu entender, casamento e mentira não jogam com felicidade, podem sim jogar com a ilusão de um momento de felicidade que pode sucumbir a qualquer momento... porque o alicerce da mentira é feito de farinha...

Desculpa o testamento...

Abraço
Luís

De R.Cheiros a 09.09.2008

Olá, Luís.
(julgo poder tratar-te assim..)

Vou começar por te dizer que também conheço o teu blogue muito bem que o visito N vezes e tem poemas fantásticos, parabéns.” E isto não é para troca de galhardetes ou coisa que o valha.”

Agora sobre teu comentário ao post.

Teorias existem muitas, mas não passam disso mesmo: Teorias. Existem tantos manuais de auto-ajuda de como alcançar a felicidade, e, até conselheiros sentimentais que neste caso se propõe a ajudar os casais a ser felizes.

Mas o conceito de felicidade é infinito. O que é a facilidade? Cada um de nós terá o seu ideal da mesma e de certeza que num grupo de 10 pessoas se fizeres a pergunta vais ter seguramente 10 respostas diferentes.

Para te ser sincera não tenho um ideal pré feito do que para mim é a felicidade.
Já tive vários, muitos momentos da minha vida que fui feliz, outros em que me sentia a “dona do mundo” e nesses momentos eu afirmaria a pé juntos que no mundo inteiro ninguém era mais feliz do que eu.
A felicidade pode passar por tantas coisas e tantos momentos...

É óbvio que a felicidade conseguida na base da ignorância e da mentira não é nem pode ser felicidade é sempre uma ilusão, porque mais cedo ou mais tarde a verdade aparece e a tal “felicidade” vem abaixo como um castelo de cartas. E instala-se o caos...

Ressalvo esta parte do teu comentário ou não fosses tu um poeta:
“” Espero um dia, quando for velhinho, poder sentar-me num qualquer alpendre á beira mar, a ouvir cantar o meu Amor por entre um adormecer do sol, sobre o murmurar das ondas e sentir que todos os passos que demos em frente nos levaram ali, aquele momento em que possa dizer... é aqui que quero estar, é aqui que me sinto bem, é aqui que constato que encontrei a felicidade, por tudo o que vivemos... “

Fez-me sorrir.... Curiosamente escrevi um post a que dei o nome:” gosto de gostar de ti” que terminava assim:

Ainda um dia meu amor, vamos conseguir...
Ali sentados, os dois abraçados, juntos um no outro,
A ver o dia morrer e dar lugar à noite...
E ainda assim dizer:
Gosto de gostar de ti!

Bom... Acho que tentei dizer uma coisa semelhante ao que tu escreveste. Mas se esse dia chegar, sim, se chegar.. porque a vida é feita de imprevistos, só quando o viver é que vou saber se é a tão almejada felicidade.. Porque eu pessoalmente acho que quando alguém se sente completamente feliz em todos os sentidos deixa de ter por que lutar e acomoda-se.
Mas é só a minha opinião e vale o que vale.

A mentira é como a erva daninha quando começa é difícil de acabar e mina qualquer relacionamento, é verdade.

Mas este texto é irónico e uma “brincadeira” que toca em pontos sérios. A mentira existe quer se queira quer não.

Quanto a: Todos os casamentos felizes se basearem em mentiras”. Isso é uma piada... Mas existem milhentos assim.

A mentira existe quer se queira quer não. E quem diz nunca mentiu nem que seja uma mentira inocente está a mentir nesse momento.

Eu já menti. (sem importância mas já)

O meu testamento foi maior, desculpa
Um beijo para ti.

De jangadadecanela a 09.09.2008

Olá, podes usar o meu nome sim, gosto dele ;)

Não lido muito bem com elogios pelo que vou tentar escapar com um "obrigado"... Tenho o privilégio de ter uma fonte de inspiração inesgotável...

Quanto ao teu testamento :) chamou-me a atenção o seguinte: "quando alguém se sente completamente feliz em todos os sentidos deixa de ter por que lutar e acomoda-se".

Entendo o que dizes e é uma pena que seja de facto verdade... porque tambem sei que é. O ser humano acomoda-se... e depois tem que vir um furação e questionar tudo o que se viveu... parece que gostamos de uma bofetada da vida de vez em quando...

Talvez o segredo esteja em tentarmos não nos sentirmos totalmente felizes... em procurar sempre algo onde investir o que sentimos, por quem sentimos... sei que não é facil mas a longo prazo acredito mesmo que o resultado seja bem melhor...
Em relação a isto nao tenho certezas nenhumas, apenas convicções e tento segui-las acreditando que estou a dar o meu melhor para proporcionar os melhores momentos a quem amo e que consequentemente me proporciona os meus melhores momentos...

um grande abraço
Luís

De R.Cheiros a 09.09.2008

Bom luís, o obrigado era escusado até porque é sobejamente conhecido o teu blogue e a tua inspiração inesgotável como tu próprio afirmas.

Bom. Mas adiante.
Tenho mesmo que te responder :))

Ainda bem que entendes e acrescento que é de facto verdade.
Não sei a tua idade nem isso é relevante para o caso, ou talvez seja... Mas vou-te falar do meu caso.
Não me considero velha, longe disso mas já tenho de facto alguma idade e já passei pelo quarto de século de casamento.

Durante estes vinte sete anos de casamento já senti monotonia, já me acomodei e já tive imensas duvidam.
Que ninguém se convença que os casamentos longos e “felizes “não passam por crises e não nos suscitam dúvidas. Claro que as dúvidas aparecem, claro que a própria vida a correria os filhos o emprego etc etc muitas vezes nos afastam e nos fazem entrar num ritmo estranhamente monótono.

Ai existem dois caminhos.
Ou paramos para pensar e decidimos dar um abanão na nossa vida : reinventamos e traçamos novas metas e objectivos (é quando se dá a tal bofetada da vida como tu lhe chamas)
Ou simplesmente vamos deixando andar e tornamo-nos dois estranhos a viver na própria casa ou dois amigos a dormir na mesma cama.

E podes perguntar tu: e então porque se acomodam as pessoas. Acontece simplesmente.
Porque existem alturas na vida que pensamos que temos tudo que o amor está “seguro” e vamos simplesmente vivendo o dia a dia.
E um dia começa a bater um desconforto uma desagradável sensação de desencanto e é bom tentar saber porque. E nem se põe em causa se o amor acabou, pelo menos no meu caso.

O amor escrito é lindo sonhador e fantástico! Mas na vida real nenhum amor sobrevive há monotonia dos dias sem se investir na relação. Não basta dizer: querido está aqui e amo-te...

Dizem que o amor é como uma flor que tem que ser regado todos os dias, concordo. Mas até as mais belas flores passado uns tempos precisam de mais do que água, precisam de solo novo de ser mudadas para continuar a crescer sadias.

Na vida é igual... Nunca podemos dar nada como seguro muito menos parar e dizer: pronto sou feliz e agora é deixar correr...

Há momentos na vida que há que parar e se ainda há amor o caminho é investir :))

Também acredito que fiz tudo para ser feliz e fazer quem amo feliz. Esse foi o motivo por que descobri que algumas vezes temos que nos reinventar.
Eu acho que estou no caminho certo par um dia olhar para tras e dizer: GOSTO DE GOSTAR DE TI! VALEU A PENA, NÃO ACHAS?

Gostei de trocar estas ideias contigo

Volta mais vezes
Um beijo

PS: O teu nome não é nada feio:)

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2008
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D