Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
A vida sem CHEIROS não tem cor nem amor...;)
Sexualidade explicada por crianças
TEATRO O teatro Infantil Massamá Belas apresenta a peça Ei ,Pessoal!... Vamos Falar de Sexo.
A 15 e 16 de Março ,no Teatro Armando Cortez.
Os mais novos descodificam alguns tabus , E poupam trabalho aos pais…
Chamam-lhes ousados ,desempoeirados até.
Afinal são dez miúdos (repartição equitativa de sexos) desta companhia amadora ,com idades entre os oito e os dez anos ,que sugeriram o tema que o Teatro Infantil de Massamá – Belas (TIMB) nos próximos dias 15 e 16 de Março às 16 horas no Teatro Armando Cortez ,casa do artista ( Carnide ) .Ei,Pessoal!...Vamos falar de sexo é o nome da peça a primeira sobre o delicadíssimo tema interpretada por crianças.
A sexualidade ,abordada numa perspectiva didáctica e divertida ( há musica ,há..) domina a acção no palco .
Haverá algum pai ,avô ,ou familiar adulto que , mais cedo ou mais tarde nunca tenha sido confrontado com as sacramentais dúvidas dos mais novos a propósito do assunto?
Quem nunca passou pelo “embaraço de ter de satisfazer a curiosidade das crianças?
Luis Rodrigues animador cultural e Pilar Estevez Psicóloga clínica estão na condução dos ensaios e confirma a satisfação dos mais novos numa peça onde apenas entra um adulto : Zeca Santos , na peça o professor de( Estudo do Meio) que tem de esclarecer a miudagem com bom sento e linguagem apropriada.
« As vivências ,os receios ,as dúvidas de quem está a crescer e a ver o corpo mudar ,na perspectiva da responsabilidade que implica a sexualidade , tudo acompanhado com muita musica e diversão»
Diz Pilar Estevez prometem fazer as delicias dos espectadores , para mais os preços mini ,para apreciar teatro : O bilhete custa três euros.
«A prevenção dos perigos a que estão sujeitos ,quando mal informados ,a a explicação em linguagem acessível do que é pedofilia ,e as doenças que há que ter presente ,o conhecimento da evolução do próprio corpo , o acto sexual como namoro e forma de reprodução e a menstruação» são alguns dos tabus descodificados.
O professor fica entre a espada e a parede pelas questões que qualquer adulto já sentiu na pele a dificuldade em dar algumas respostas aos mais novos.
«Professor , porque as maminhas das meninas crescem tanto ? Os pénis não são todos iguais? Como se fazem exactamente os bebés?
Nunca se viu assim atrapalhado?
Então agradeça a salutar e pedagógica forma de alguém ensinar aos seus aquilo que , provavelmente ,os seus pais não lhe ensinaram… ou que anda a adiar ou evitar explicar aos seus herdeiros.
Esta peça de teatro faz-lhe a papinha toda .
Louve-se o pioneiro e a audácia.
É com enorme prazer que coloco aqui este texto, bravo miúdos estão todos de parabéns.