Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Essa tal felicidade.

por R.Cheiros, em 05.05.08
A FELICIDADE !SABEM O QUE É A FELICIDADE?
   Felicidade é um estado mental, portanto a verdadeira fonte de felicidade reside na mente, não em circunstâncias externas.


Às vezes a Felicidade está onde menos se espera, no lugar onde raramente a procuramos: no nosso dia a dia.

"É claro que vamos chorar e rir nesta vida. Algumas vezes nem vamos  poder ter o que desejamos. Outras, vamos conseguir o que queremos. Mas na verdade, isso é a Felicidade?
Porque a Felicidade pura, integral, ainda não está ao alcance de todos, por mais rico ou poderoso que seja.
Sim, claro que existem os conhecidos momentos de Felicidade: o carro novo, o nascimento do filho, a promoção no trabalho, etc. Todas estas coisas que nos dão aquela sensação inebriante de que tudo está perfeito e que naquele instante até podemos tocar a tão ansiada Felicidade com as mãos. Todas estas coisas também fazem parte da Felicidade, mas apenas são um fragmento dela.
Mas se pararmos para olhar e voltarmos no tempo, veremos que antes desta Felicidade acontecer, passaram se dias e mais dias em que para nós, aparentemente "não aconteceu nada".
Na verdade passaram se dezenas e mais dezenas de momentos que poderiam ter sido felizes, mas que nem prestamos atenção neles para que germinassem e florescessem.
Na realidade, aquilo a que chamamos Felicidade é simplesmente a soma de todos aqueles momentos que pudemos tornar felizes no decorrer da vida, por mais simples que sejam. Óbvio não? Mas não deixa de ser uma verdade.
Mas no dia a dia o que fazemos é ficar à espera do "Momento feliz". Porque ao invés disso não nos acostumamos a fazer o nosso momento feliz? Melhor: fazer momentos felizes, vários deles, todo os dias.
No nosso processo mental, o que normalmente acontece é que sempre  esperamos pela cereja do bolo: engolimos o bolo rapidamente já a pensar na cereja. Ou seja: na verdade não comemos o bolo, não desfrutamos o sabor do bolo, estamos mesmo concentrados na cereja. E quando chega a vez de prová la, ela acaba tão rapidamente quanto apareceu.
E este tipo de comportamento surge no decorrer de toda uma vida: não estudamos no liceu e sim queremos ir para a Universidade. Quando chegamos na Universidade, queremos sair o mais rápido possível e trabalhar. Quando chegamos ao trabalho, queremos a promoção imediata .Nada de anormal nisso: todos queremos ser felizes. Mas no caminho ficaram dias e mais dias que não foram aproveitados para sermos felizes.
Nesta caminhada, não podemos  dar-nos ao luxo de nos esquecer de todos os minutos, horas e dias que simplesmente "jogamos fora". Momentos que não voltarão e que nos lembraremos deles quando formos velhos. E aí sim, pagaremos todo o ouro do mundo para termos este precioso tempo de volta.
Mas não se sinta culpado: isso é apenas questão de preparação, de educar se para detectar estes momentos do quotidiano .Ou seja: o importante não é marcar 10 pontos em um jogo e a seguir perder os demais. Na realidade, quem ganha o campeonato é a equipa que consegue marcar um ponto aqui, outro ali, e na soma final ter a média vencedora.
Permita-se  em  todos os dias de sua vida. Ou pelo menos, tente que a maioria deles sejam vividos plenamente."

(retirei alguns trechos do livro "A Felicidade é Para Poucos" de Danyel Sak)

publicado às 10:07


22 comentários

De pingodemel a 05.05.2008

olá, bom dia
a felicidade e a busca dela é o abjecivo da maioria das pessoas...para mim (fiz um post já há uns tempos com este tema), a felicidade é feita de momentos, que dependem de nós porque são um estado de espirito, a felicidade deve ser conjugada com o verbo estar e não com o verbo ser...exactamente por ser feita de momentos :)
beijinho e uma boa semana

De R.Cheiros a 05.05.2008

Bom dia mel.
Eu costumo dizer que a felicidade não existe existem sim momentos felizes e que tenho tido alguns...
A busca é incessante é verdade mas também conheces alguém que não tenha como objectivo ser feliz? e as vezes está tão perto...
Um beijo

De semifrio a 05.05.2008

A felicidade são estados de alma
Na nossa busca constantes quanta vez passa-mos mesmo ao lado dela está ao alcance da nossa mão e não nos apercebemos.
A felicidade esta em pequenos gestos, talvez nas coisas mais simples.
Felicidade é acordar todos os dias.
Beijo espirituoso
Bom dia linda

De R.Cheiros a 05.05.2008

Olá amigo muito boa tarde.

Algumas vezes perto até de mais e não conseguimos ver.
Não só acordar e saber tirar partido disso
E já que falas em estados de alma quero te oferecer uma coisa que gosto muito:)

Alma perdida

Toda esta noite o rouxinol chorou,
Gemeu, rezou, gritou perdidamente!
Alma de rouxinol, alma da gente,
Tu és, talvez, alguém que se finou!

Tu és, talvez, um sonho que passou,
Que se fundiu na Dor, suavemente...
Talvez sejas a alma, a alma doente
D'alguém que quis amar e nunca amou!

Toda a noite choraste... e eu chorei
Talvez porque, ao ouvir-te, adivinhei
Que ninguém é mais triste do que nós!

Contaste tanta coisa à noite calma,
Que eu pensei que tu eras a minh'alma
Que chorasse perdida em tua voz!...

Florbela Espanca

Beijo com carinho

De João Cordeiro a 05.05.2008

Como pelos motivos que ambos sabemos, não tive acesso ao computador, no fim de semana. Estive agora a ler os teus textos anteriores.
Houve um que me fez pensar bastante… o que baptizaste de EGO. Por vezes e sem termos a noção, estamos a ser egoístas e nem ouvidos damos à outra pessoa.
São momentos raros, mas que acontecem. Já Einstein dizia: Existem apenas duas maneiras de ver a vida. Uma é pensar que não existem milagres e a outra é que tudo é um milagre.
Quanto à felicidade… onde anda? Procuro, caminho sempre em busca dessa simples mas tão misteriosa palavra.
Li um dia, a mais inocente e terna definição de felicidade.
Uma descrição de uma aluna de 13 anos.

“Imagino a Felicidade como uma enorme luz, tão grande como o Sol, tão brilhante e luzente como as estrelas e tão linda como o azul do mar ou as noites do luar.
Ser feliz é viver e gostar de viver, sorrir e gostar de sorrir. A Felicidade é como o arco-íris, muito colorida e brilhante e parece não ter fim; por vezes, o fim encontra-se e a linda, brilhante e colorida Felicidade desaparece. Ficará sem brilho e as suas alegres cores ficarão mais escuras, como uma flor ao murchar.”

Será isto felicidade? Não sei querida amiga, penso que nunca a encontrei. Talvez me tenha cruzado com ela, mas sempre que a abordava, dizia-me Adeus e repentinamente desaparecia.

Um beijo

De R.Cheiros a 05.05.2008

Meu amigo já estava com saudades dos seus comentários;)
Espero que estes dias de ( “descanso e agua fresca tenham sido no mínimo bem passados”)
Quanto ao meu (ego) eu tenho sempre uma maneira diferente de ver as coisas que as restantes pessoas, parece que pouca gente admite que por vezes somos egoístas e até um pouco insensíveis. Podemos não ter muitos momentos assim (embora existam pessoas que são constantemente) mas temos os nossos momentos.
Já não acredito em milagres mas ainda acredito no ser humano que por defeito genético erra algumas vezes mas faz parte da aprendizagem.
A felicidade é tão relativa... o que é mesmo a felicidade?
Existem pessoa que se sentes felizes com tão pouco e num pequeno gesto encontram uma boa dose de felicidade.
Por seu lado existe outra boa parte que são eternos insatisfeitos e nunca se sentem realmente felizes (é o meu caso).
Eu como já disse aqui num comentário atrás não acredito em felicidade como muita gente apregoa: “Eu sou feliz. “
Acredito sim em momentos e tenho tido alguns...
Quando alguém se sente verdadeiramente feliz em todas as vertentes da vida deixa de ter sonhos e ter pelo que lutar, digo eu.
Adorei essa definição “inocente “e por isso talvez tão bela.
Não sei se é isso a felicidade, pode ser ou não depende de cada um.
Já me cruzei com ela varias vezes. Quando velo um sorriso franco no rosto de que gosto, quando os filhos aparentam estar bem. Quando tenho a minha família toda junta, ou simplesmente quando olho o mar.
Momentos felizes não são fáceis de encontrar.dúvido é que alguém consiga manter a felicidade permanente.
Entretanto contento-me em estar de bem com a vida que já é meio caminho andado
Um beijo
PS: Muito bem vindo de volta.

De Subjectividades a 05.05.2008

Como sempre um post e pêras!
Pois é amiga a felicidade são momentos e que tantas vezes nós não saboreamos por serem tão simples!
mas hoje tu fizeste-me feliz e para alguma coisa serve a idade!
Estou a saborear o carinho que me deste e não vou esquecer de juntar aos meus momentos felizes!
Mais uma vez obrigada querida! Tu sabes tanto como eu que a felicidade passa também pelo carinho que damos aos outros....

De R.Cheiros a 05.05.2008

Olá “pequerrucha”
Por serem tão simples e depois de passarem é que descobrimos como fomos felizes e não sabíamos..
Eu acho que é tão fácil ser e fazer alguém ter um momento feliz... Basta um gesto de carinho e umas palavras sinceras e “vualá”.
Espero sinceramente poder partilhar contigo muitos momentos bons e que tenhas um percurso feliz ou pelo menos com muitos momentos.
Um beijo com muito carinho

E um dia feliz.

De judas a 05.05.2008

A felicidade não está no fim da jornada, mas sim em cada curva do caminho que percorremos para a encontrar.
(Autor desconhecido)

De R.Cheiros a 05.05.2008

Ora nem eu diria melhor

Brincadeira, está muito bem pensado e é uma realidade

Beijoca

De Moira a 05.05.2008

Felicidade é tudo, e não é nada!
Para uns a felicidade está no disfrutar de coisas tão simples que a maioria dos mortais nem se dá conta, e acreditem eles são felizes. Para outros a busca pela felicidade é tão grande, que deixam escapar esses momentos e nem se deram conta que foram felizes... Para mim a felicidade está em pequenos gestos tão simples como acordar e sentir o cheiro de torradas quentinhas e do do café com leite a fumegar, que que o marido tem o cuidado e o carinho de fazer todos os dias de manhã ;-)

De R.Cheiros a 05.05.2008

Ai está uma noção de felicidade que nunca me passaria pela cabeça só pelo simples facto de que nunca como nada de manhã só um cafezito e um iogurte liquido. Mas esta bem pensado.
Completamente de acordo em coisas simples.Uma das que me faz feliz como já disse é um sorriso na cara de quem amo.
Já agora, ainda se fazem maridos assim??? Ai que o meu está mal treinado
Beijoca

De Moira a 05.05.2008

Cara R. Cheiros,
Só um aparte quanto a maridos: não sei se é uma questão de treino, mas como se costuma dizer, burro velho não aprende línguas, e eu só fiz o que me mandaram (risos)
A minha sogra que é uma belíssima pessoa, há 15 anos quando me casei disse-me: tu não o habitues mal, vê lá o que fazes ;-)
Desde essa altura existe uma partilha de "funções" uma das quais o pequeno-almoço, durante a semana cabe-lhe a ele, ao fim de semana cabe-me a mim e nunca ninguém se queixou
Beijocas

De R.Cheiros a 05.05.2008

Ou pau que nasce torto tarde ou nunca se endireita. Mas a esperança também é a ultima que morre:)
Ainda existem meninas bem-mandadas e sogras (“belíssimas” pessoas) ufa afinal nem tudo está perdido e o mundo ainda tem solução.
O meu mal foi que não tive uma sogra assim tão boa conselheira, imagino mesmo que lhe dava uma coisinha má se visse o rico filho a fazer alguma tarefa doméstica.
E como te disse é tudo uma questão de treino começou erradamente, o treino devia ser uma tarefa da mãe e quando me o “entregou” já deveria vir treinado, enfim… como tu mesmo dizes burro velho já não aprende línguas e ao fim de vinte e muitos anos dificilmente o vou ver a passar uma roupita a ferro que bem falta me fazia:))
Pronto tem outros talentos também não se pode ser perfeito.;)
Beijo:)

De Anónimo a 05.05.2008

Excelente texto
Boa tarde

De R.Cheiros a 05.05.2008

Por uma questão de coerência vou responder a este anónimo.
Grata pelo excelente, mas gostava que se voltar a comentar assine pelo menos o nome.
Boa noite

De António Pedro a 05.05.2008

Estou a visitar o seu blog por sugestão de uma pessoa amiga. De facto o espaço é bastante agradável e os temas que aborda são bastante abrangentes. É um blog a visitar sempre que o tempo me permitir. Lamentavelmente não tenho nenhum vou comentar como (anónimo)
"Felicidade não é a ausência de problemas mas a habilidade para lidar com eles."
António Pedro

De R.Cheiros a 05.05.2008

Olá boa noite António.
Curiosamente já é a segunda vez que hoje me dizem que vem visitar o blogue por sugestão de outra pessoa e também recebi um e-mail nesse sentido o que não deixa de me intrigar visto que o blogue não tem nada de extraordinário nem temas assim tão interessantes. Enfim não consigo imaginar alguém a recomendar o meu blogue, mas se o fazem óptimo. Sempre é melhor um elogio, porque penso que isto seja um elogio, não? Do que algumas acusações que me fizeram de inicio. Deixei de lado alguns temas mas estou com vontade de voltar a “eles”. Também lamento que não tenha blogue, uma das coisas que disse de inicio era que não respondia a anónimos, ou seja a quem não se assina, mas vistas bem as coisas ser anónimo ou assinar António vai dar ao mesmo.
Boa noite e volta sempre.

De L'etranger a 06.05.2008

Por mais incrivel que pareça, a nossa pré-disposição para a felicidade ou tristeza, é influenciada pela genética. Por isso é que há pessoas que por mais desgraças que lhes aconteçam, difícilmente as vemos tristes.
E depois há aquelas que são felizes com o que têm, contrastando com aquelas que nunca estão satisfeitas, mesmo vivendo em mansões recheadas de tudo e mais alguma coisa.
E chego á conclusão que com os casais é igual! Por mais perfeito que seja o par, há uma altura em que já não é. Felizmente que há excepções para o bem da felicidade!

De R.Cheiros a 06.05.2008

Existem os eternos insatisfeitos e ainda bem que assim é, e os que se acomodam a uma suposta felicidadezinha.
Eu acho que somos um povo fatalista por natureza de insatisfeitos e também um pouco tristes.
A felicidade é um caso há parte. Uns conseguem ser felizes sem mansões recheadas e Ferrari à porta basta uma palavra um sorriso um dia de sol.. Outros dão a vida por 10 minutos de fama e por (aparência) resumem a isso a sua felicidade.
Depois existem aqueles que acreditam que a felicidade são momentos e estão de bem com a vida e com eles próprios que é meio caminho andado para ter os tais momentos felizes, que é o meu caso.
Grata pela visita

De L'etranger a 06.05.2008

também tens o hábito de saborear o momento? Ter consciência do momento presente? tipo, parar tudo, fechar os olhos e ouvir só esta música de fundo...

saborea-se bom gosto por aqui

De R.Cheiros a 06.05.2008

Bom eu não vivo sem música acho que é deformação genética:).
Saborear o momento está muito bem dito existem músicas que me transportam ,etc etc.
O bom gosto não sei se tenho é só o meu gosto;)

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2008
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D